Educação infantil – experiências exitosas de educação para refugiados e migrantes no Brasil

Este vídeo dá ênfase à educação infantil por meio da experiência da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) João Mendonça Falcão, localizada no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, onde estão matriculadas crianças migrantes de diferentes nacionalidades.

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As atividades escolares são desenvolvidas no contexto da implementação do Currículo da Cidade, o primeiro no mundo a integrar os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem alinhados à Agenda 2030, por meio de um projeto de cooperação técnica da UNESCO no Brasil com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). O vídeo evidencia a importância dessa iniciativa e mostra como a inclusão dos estudantes migrantes acontece na educação infantil, por meio dos relatos das próprias crianças, de suas mães, professoras e de representantes do Núcleo Técnico de Currículo da SME-SP e do Setor de Educação da UNESCO no Brasil.

Este vídeo faz parte da iniciativa da UNESCO no Brasil de apresentar experiências brasileiras exitosas de educação para refugiados e migrantes desenvolvidas no âmbito da educação infantil, da educação indígena e do ensino da língua portuguesa para jovens e adultos. Seu objetivo é divulgar boas práticas para o alcance da agenda Educação 2030, de “não deixar ninguém para atrás” por meio da garantia do direito à educação de forma inclusiva, conforme previsto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4).

PROJETO CULTURAL BOLIVIANO NAS ESCOLAS PAULISTAS

O projeto EU AMO BOLÍVIA, criado pelo Bolívia Cultural, transporta as caraterísticas culturais da boliviana para escolas da rede pública no estado de São Paulo. Com uma metodologia própria utilizando-se da interatividade como diferencial estratégico. O projeto interage diretamente com alunos de 6 a 17 anos de idade, e quadro de funcionários das escolas. 

Secretaria Municipal de Educação realizou o III Seminário dos Povos Imigrantes
O evento contribui para a desconstrução de imagens e percepções estereotipadas sobre os imigrantes - 30/11/2020

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