A voz que expressava o pensamento dos mineiros bolivianos - Faleceu TEO Orosco Campos
O locutor que acordou os mineiros de madrugada em Siglo "XX", Catavi, Llallagua e todo o Norte de Potosí; através de seu programa de rádio "Amanhecer Mineiro" na Rádio La Voz del Minero na Bolívia.
Teo um denominativo de afeto e carinho dos mineiros a Teodoro Orosco Campos, o locutor que nunca pedia favores a ninguém; que dos microfones da Voz do Mineiro, combateu as ditaduras militares, feito; aquilo pelo qual foi perseguido, torturado e confinado ao exílio.
Orosco, em sua carreira de radialista e jornalista; Das rádios mineiras também trabalho na Rádio 21 de Diciembre (Catavi), Rádio Nacional de Huanuni como locutor, apresentador do programa "México lindo y querido"; programa que era transmitido aos finais de semana a convite do Conselho da R.N.H. desde 1988; É o que destacou Gabriel Vilcaez, que fez parte do conselho de "La Primera del País".
Teodoro Orosco Campos, radialista que se tornou a voz e a expressão dos mineiros; dos anos setenta, oitenta morreu nesta sexta-feira (15) de abril de 2022, no hospital Santa Maria aos 83 anos de idade; seus restos mortais foram velados na sede social, na zona V. Copacabana do distrito mineiro de Huanuni em Oruro - Bolívia.
fonte: Pedro Martinez Aldaba
facebook.com/pedro.martinezaldaba
Vídeo: Primeiro documentário sobre uma das mais importantes experiências históricas de comunicação participativa: as rádios dos mineiros bolivianos. Feito em 1983 para a UNESCO por Eduardo Barrios e Alfonso Gumucio Dagron, em 16 mm.
Alfonso Gumucio-Dagron
VEJA TAMBÉM



Publicidade

Maria Galindo chega ao Consulado Boliviano em Buenos Aires - Argentina
Bolivianos residentes na capital argentina acompanharam a rádio entrevista dirigida pela ativista Maria Galindo, que não encontrou ao cônsul geral boliviano cumprindo suas funções nas instalações consulares. Por...

Polícia boliviana classifica morte de Daniela como feminicídio e apreende seu companheiro e duas amigas
A Polícia apurou que a morte de Daniela Rodriguez López. foi feminicídio e prendeu seu companheiro e duas amigas em comum. O evento ocorrido no domingo 17/04 na...
Deixe um comentário
Quase lá...