Tinkus Waina Lisos, realizam percorrido na Praça Kantuta em São Paulo

O grupo folclórico boliviano, "Tinkus Waina Lisos" que atua a (12) anos na capital paulista, demonstrou na Praça kantuta (Canindé, São Paulo), pratica coreografada com banda ao vivo (denominada percorrido).

Publicado em

A demonstração esplendorosa da a conhecer a qualidade que os grupos folclóricos bolivianos tem adquirido no decorrer dos anos em Brasil. O "percorrido" aconteceu na tarde de domingo (22) de abril de 2018.

O "TINKU" É UM RITUAL REALIZADO NA BOLÍVIA MUITO ANTES DA CHEGADA DOS ESPANHÓIS.

A dança do “TINKU” é um ritual realizado na Bolívia muito antes da chegada dos espanhóis, com o tempo nasceu "el tinku" festivo que se mostra nas festas folclóricas bolivianas, como o Carnaval de Oruro na Bolívia.

A principal festividade onde o “TINKU” é o símbolo da festa, acontece na "Fiesta de la Cruz", realizada anualmente em Macha, departamento de Potosí na Bolívia.

TINKU” significa encontro e o ritmo folclórico tem representantes no mundo todo, preservando a cultura boliviana.

 

O "Grupo Tinkus Waina Lisos", faz parte da ACFBB - Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil. Instituição organizadora da festa da independência da Bolívia, festividade acontece todos os anos no mês de agosto no Memorial da América Latina. O evento concentra um público aproximado de 80.000 pessoas e 3.000 dançarinos, imigrantes, descendentes de bolivianos em Brasil, brasileiros, paraguaios, peruanos, e outras nacionalidades já fazem parte da cultura boliviana em Brasil.

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.