Filha de imigrantes bolivianos realiza sonho do intercâmbio com a Soul Bilíngue
Jaqueline Cuevas viajará pela primeira vez de avião com destino a Londres, na Inglaterra
Líder comunitária, estudante de relações públicas e jovem embaixadora da Soul Bilíngue são alguns dos vários atributos de Jaqueline Cuevas, de 23 anos, próxima intercambista da ONG. Ela foi aluna do segundo semestre de 2020 e ficou em primeiro lugar no ranking dos estudantes da edição. Na próxima quinta-feira (29), ela embarca para Londres, na Inglaterra, para quatro semanas de imersão no inglês na escola parceira English Path.
De Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, Jaqueline é filha dos imigrantes bolivianos, Wilma Cuevas Velasques e Adolfo Valencio Cortes. A jovem sabe falar dois idiomas; português e espanhol e está em busca de se tornar fluente no inglês. Realizar o intercâmbio é um sonho antigo, mas estava fora da realidade de Jaqueline.
Há dois anos, ela encontrou na Soul Bilíngue a oportunidade de aprender inglês e realizar o tão sonhado intercâmbio. Classificada como primeira no ranking da organização, Jaqueline conta que sempre foi competitiva e que ganhar a bolsa de estudos foi seu objetivo desde que entrou no programa.
“Na Soul Bilíngue, vi um caminho onde poderia de fato aprender inglês e realizar um intercâmbio. Então já entrei bastante confiante em dar o meu melhor para conseguir ambas as coisas”, diz a jovem.
Embora toda dedicação de Jaqueline tenha resultado em sua bolsa de estudos em Londres, ela conta que na iniciativa social ela aprendeu a confiar em si mesma e ter resiliência para superar momentos difíceis.
“Durante minha participação no programa, meu pai faleceu. Foi um choque muito grande, mas eu percebi que fui forte até o final e não me entreguei. Eu tive bastante apoio da Soul nesse momento, no grupo de acolhimento emocional, e tive ajuda psicológica para lidar com o luto”, diz Jaqueline.
Ela é a mais nova entre os quatro irmãos. Quando a estudante soube da notícia de que foi uma das contempladas com bolsa de intercâmbio pela ONG, foi um choque para a mãe aceitar a possibilidade da filha viajar pela primeira vez de avião sozinha. “Minha mãe ficou preocupada no início mas, depois que conversou com o time da Soul Bilíngue, está mais aliviada. Estamos todos ansiosos para o embarque”, afirma Jaqueline, que deseja visitar também a Irlanda e a França nesse período fora.
Além de estudar Relações Públicas na Universidade de São Paulo, Jaqueline também é líder comunitária do #TMJ Pela Educação — Projeto social em Ferraz de Vasconcelos que tem como objetivo informar e transformar a visão dos estudantes da escola pública com rodas de conversas.
Com o intercâmbio, ela espera ampliar sua iniciativa social e impactar mais jovens da sua comunidade depois da experiência internacional na Inglaterra.
fonte: soulbilingue.com
VEJA TAMBÉM
Publicidade
Fundador do BOLÍVIA CULTURAL, acredita que os imigrantes bolivianos são guerreiros e vitoriosos
“o imigrante chega aqui com uma identidade clara, ele veio para vencer. O problema é que existe um estereótipo que retrata o boliviano muito mais como uma vítima...
Deixe um comentário
Quase lá...