A comunidade indígena insurgente Peru, Bolívia e México (1980 - 2000)
Da autora: Fabiola Escárzaga - Pesquisadora e professora do Departamento de Política e Cultura da UAM-Xochimilco.
Fabiola Escárzaga analisa três insurgências armadas indígenas de base camponesa que surgiram nas duas últimas décadas do século XX: o Partido Comunista do "Perú-Sendero Luminoso", o Exército Guerrilheiro Tupak Katari e o Exército Zapatista de Libertação Nacional, no Peru, Bolívia, e México, respectivamente. Neles, um grupo de mestiços da classe média urbana partiu para realizar a revolução socialista, para a qual, diante da fraqueza, derrota ou neutralização da classe trabalhadora - que segundo a afirmação marxista-leninista por eles postulada deveria liderar a aliança operária - camponesa que realizaria a esperada mudança revolucionária - convocou os camponeses indígenas como ator central dessa luta.
Tais apelos encontraram eco significativo nas bases camponesas indígenas que viam neles a possibilidade de mudar radicalmente uma situação insuportável para eles. A adesão indígena permitiu-lhes transcender historicamente em relação a outras guerrilhas anteriores naqueles ou em outros países, das quais deriva seu maior potencial de ameaçar a ordem social vigente. Como pouquíssimas organizações colocam esse projeto em prática, elas o colocam à prova de armas. Foram provas de revolução que, com diferentes alcances, foram significativas na história dos setores populares de seu país e também para os setores dominantes, pois modificaram a correlação de forças existente''.
Sobre a autora: Fabiola Escárzaga pesquisadora e professora do Departamento de Política e Cultura da UAM-Xochimilco. Tópicos de Pesquisa: Insurgências Armadas Indígenas no México, Peru e Bolívia; Movimento indígena na América Latina; governos progressistas e movimentos sociais na América Latina; Indianismos na América Latina; Educação indígena no México e na América Latina; e Sistemas educacionais comparados na América Latina.
https://cutt.ly/tJYOQYi
Apoya la economía local, busca y adquiere el titulo físico en la librería más cercana.
*Pídelo también en línea
En Latinoamérica
https://bit.ly/3CAvxjP
En España
https://bit.ly/3KRs4kb
VEJA TAMBÉM
Publicidade
Varíola dos macacos: capacitação reúne profissionais da América Latina
Treinamento é iniciativa da Opas, Fiocruz e do Ministério da Saúde
Deixe um comentário
Quase lá...