11 de janeiro dia do ACULLICO: Mastigação ancestral da folha sagrada da coca

Com o objetivo de revalorizar a tradição e cultura da mastigação da folha de coca, neste 11 de janeiro, foi celebrado o Dia Nacional da Mastigação da Folha de Coca, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado Plurinacional da Bolívia.

Publicado em

"Nossa folha de coca é antiga, é sagrada, representa força, integração e vida", disse a ministra da Cultura, Sabina Orellana, nesta sexta-feira, no lançamento das comemorações do Dia Nacional de Acullico.

Ela também destacou que a coca é um símbolo de identidade dos povos indígenas nativos da Bolívia e faz parte dos rituais religiosos e agrícolas e está presente na luta por reivindicações sociais.

A Lei 864 de 2016 declarou 11 de janeiro de cada ano como o Dia Nacional da Mastigação para comemorar que em 2013 a Bolívia voltou a aderir à Convenção Única das Nações Unidas sobre Entorpecentes de 1961, com uma reserva para permitir a mastigação no território nacional.

11 de janeiro dia do ACULLICO: Mastigação ancestral da folha sagrada da coca

O vice-ministro da Coca, Arlen Lobera, lembrou que, de acordo com a Lei 864 de 2016, declarou 11 de janeiro de cada ano como o Dia Nacional da Mastigação para comemorar que em 2013 a Bolívia voltou a aderir à Convenção Única das Nações Unidas sobre Entorpecentes de 1961, com ressalva para permitir a mastigação no território nacional.

“A coca é símbolo de tradição do Estado Plurinacional, cultura e integração, é também saúde, educação e cultura”, afirmou o vice-ministro.

11 de janeiro dia do ACULLICO: Mastigação ancestral da folha sagrada da coca

A apresentação da Jornada Nacional do Acullico 2023, realizada nas instalações do Ministério da Cultura, também contou com a participação de autoridades do Conselho das Federações Camponesas das Yungas de La Paz (Cofecay).

fonte: abi.bo
foto - Jorge Mamani

VEJA TAMBÉM
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.