Venezuela, Bolívia e Cuba lideram os cursos com médicos reprovados no Revalida

Dados informados de acordo com um levantamento realizado pela Faculdade de Medicina da USP e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Publicado em
Venezuela, Bolívia e Cuba lideram os cursos com médicos reprovados no Revalida

Os dados, obtidos através do portal do Revalida do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e da Lei de Acesso à Informação (LAI), revelam que, em 2023, muitos brasileiros que cursaram medicina em países sul-americanos não conseguiram passar na primeira etapa do Revalida 2023.

A Venezuela se destaca com a maior taxa de reprovação, atingindo 94,6%. Dos 92 médicos que tentaram a revalidação de seus diplomas, 87 foram reprovados. A Bolívia ocupa a segunda posição, com 93,5% de reprovação, representando 2.898 médicos reprovados entre os 3.099 que prestaram o exame. Em terceiro lugar, estão os médicos formados em Cuba, com 272 reprovados dos 300 que participaram do processo.

O estudo foi conduzido pelo professor e pesquisador Mário Sheffer, da Faculdade de Medicina da USP, e destaca a importância de avaliar cuidadosamente a qualidade dos cursos de medicina em países estrangeiros para garantir que os profissionais estejam adequadamente preparados para atuar no Brasil.

Fonte: /amp

VEJA TAMÉM
AMIGA
GUZGUIA

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.