Retratos compostos de uma fronteira peruana boliviana multi étnica
O Prêmio PIERRE VERGER expõe através da lente de Cristina de Branco - Panoramas performáticos de uma festa do Altiplano andino: breve registro fotográfico analógico da Fiesta de las Cruces de Mayo, em Huancané (Peru) 2019
Cristina de Branco (iscte)
Estas fotografias analógicas foram tiradas na Festa das Cruzes de Maio, entre os dias 1 e 5 de maio de 2019, em Huancané, no sudeste do Peru. A convite de integrantes do grupo de músicas e danças autóctones Claveles Rojos de Huancané – Base Argentina, viajei com alguns deles desde Buenos Aires até ao Altiplano andino, dando continuidade ao meu projeto de investigação doutoral em Antropologia. Trazia comigo uma máquina fotográfica analógica e rolos de filme. Diante da atuação dos grupos, principalmente dos Claveles Rojos e suas bases migrantes reunidas na sua cidade-natal, tirei fotos sobrepostas e sequenciadas que registram o sentido coletivo, sincrético e profuso da Festa das Cruzes.
Cristina de Branco é doutoranda no Programa Doutoral FCT em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia (ISCTE/NOVA) e mestre em Antropologia: Culturas Visuais (NOVA), com intercâmbio na USP. Como co-criadora, câmera e montadora, integra o Visto Permanente - Acervo Vivo das Novas Culturas Migrantes de São Paulo (www.vistopermanente.com) desde 2015, tendo filmado e editado mais de trinta vídeos do acervo. Foi co-criadora e programadora do Microcine Migrante, em São Paulo, e do Microcine Latino-americano de Lisboa. Hoje encontra-se na fase de finalização do seu primeiro longa-metragem documental, Santa Mala se Manifiesta, sobre três irmãs bolivianas, imigrantes em São Paulo, costureiras e rappers.
fonte: Cristina de Branco
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