Posse dos novos integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes
A posse dos novos conselheiros ocorreu sem a presença de público, atendendo às medidas de prevenção contra a Covid-19, e foi transmitida pelo canal da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania no YouTube. A solenidade foi seguida por um sarau cultural, na noite de sexta-feira (25) de junho de 2021.
Conselho Municipal de Imigrantes
No final do dia, ocorreu no Museu do Futebol, no bairro paulistano do Pacaembu, a posse dos novos integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes. A eleição ocorreu em maio passado, em formato híbrido (online e presencial), apenas com o voto de imigrantes residentes na capital paulista. A apuração dos votos foi transmitida pelas redes sociais do Conselho.
Veja abaixo as instituições e imigrantes (pessoas físicas) que vão compor o Conselho Municipal de Imigrantes até 2023
Segmento A: instituições de apoio a imigrantes
– Titulares: CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante e Refugiado) e Missão Paz;
– Suplentes: Associação Impacto Saúde e Associação Comunitária São Mateus
Segmento B: coletivos e associações de imigrantes
– Titulares: Presença de América Latina, PDMig/África do Coração e Associação Senegalesa de São Paulo
– Suplentes: União Malinesa em São Paulo, Equipe de Base Warmis e Centro de Estudos e Cultura da Guiné
Segmento C: imigrantes pessoa física
– Titulares: Yoo Na Kim (Coreia do Sul), Hortense Mbuyi (República Democrática do Congo) e Daniel Kiala Diazambi (Angola)
– Suplentes: Cheikhou Cissé (Senegal), Teresa Adão João Sebastião (Angola) e Frida Córdova (Bolívia).
Integrantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Imigrantes durante cerimônia de posse em São Paulo. (Foto: Divulgação).
Em atividade desde outubro de 2017, o Conselho Municipal de Imigrantes é um órgão consultivo e paritário que tem com o objetivo participar da formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas voltadas à população imigrante da capital paulista.
O Conselho se reúne mensalmente para debates pautas que dialoguem diretamente com questões de políticas públicas para imigrantes. Desde abril de 2020, os encontros passaram a ser virtuais. Qualquer pessoa pode acompanhar tais reuniões, bastando acessar o link que é divulgado nas redes sociais do CMI.
Uma das tarefas do Conselho Municipal de Imigrantes é acompanhar e cobrar do poder público municipal a implementação do Plano Municipal de Poíticas para Imigrantes. Oficializado em agosto de 2020, ele é composto por 80 metas a serem cumpridas pela Prefeitura até 2024. Estão previstos ainda dois momentos de prestação de contas sobre o andamento do cronograma, para 2022 e 2024.
Segundo dados do Observatório de Migrações, o município de São Paulo tem uma população imigrante composta por 367.043 pessoas em situação regular. A maior parte deste grupo populacional é composto por bolivianos (99.993 pessoas), seguidos por chineses (26.039), haitianos (20.042) e peruanos (17.097), entre outras nacionalidades. A maioria desta população é composta por homens (60,3%).
fonte: migramundo.com
Veja também:

Publicidade

Revista TIME coloca UYUNI entre os 100 Melhores Lugares do Mundo
A edição de agosto da revista americana Time destacou o Salar de Uyuni na Bolívia, como um dos "100 destinos extraordinários a serem explorados em 2021".
Deixe um comentário
Quase lá...