Conferência Mundial da UNESCO será palco de diálogo do folclore boliviano

A Ministra da Cultura, Sabina Orellana, convidou os países que participam da Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável - Mondiacult 2022, para a Cúpula Plurinacional do Patrimônio Boliviano, que acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro.

Publicado em
Conferência Mundial da UNESCO será palco de diálogo do folclore boliviano

30/09/2022 (ABI)

A ministra interveio ontem na sessão dedicada às "Políticas culturais renovadas e fortalecidas" quando propôs a construção da cultura da vida, com dignidade, solidariedade e harmonia entre os povos com base na descolonização e despatriarcalização.

Nesse contexto, a autoridade cultural convidou os representantes de 190 nações que participam do Mondiacult 2022 a participar da Cúpula Plurinacional do Patrimônio Boliviano, que tem como objetivo desenvolver políticas de defesa e a valorização do patrimônio cultural material e imaterial dos bolivianos.

Segundo o diretor de Patrimônio Cultural do Ministério das Culturas, Gonzalo Vargas, participarão deste encontro representantes das Associações de Folclore do Carnaval de Oruro, Gran Poder de La Paz, festival Ichapekene de San Ignacio de Moxos, entre outros.

Da mesma forma, estarão presentes autoridades nacionais, governadores e prefeitos, principalmente dos municípios onde estão localizados os sítios tombados como patrimônio mundial, como Tiwanaku, o forte de Samaipata, Chiquitos.

morenada_2

A Bolívia alcançou, desde 1987, a declaração, pela UNESCO, de 15 patrimônios bolivianos, sendo oito patrimônios imateriais e sete materiais.

Vargas explicou que a cultura, no âmbito das políticas públicas, é relegada em termos dos recursos econômicos que lhe são atribuídos e a valorização do patrimônio cultural boliviano não tem a mesma dimensão que nos países vizinhos.

fonte: abi.bo

VEJA TAMBÉM
artilheiro_moreno
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.