Memorial apresenta resultados das pesquisas dos bolsistas da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2022
Evento presencial será realizado no auditório da Biblioteca Latino-Americana em 21 de novembro, às 14h

O Memorial da América Latina, por meio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), promove o seminário de encerramento dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2022. O evento acontece presencialmente no auditório da Biblioteca Latino-Americana, em 21 de novembro, às 14h.
Na ocasião, os cinco bolsistas apresentarão os resultados de suas pesquisas. O evento é a última etapa dos trabalhos relacionados ao edital de bolsas 01/2022 realizado pela Fundação Memorial da América Latina e com resultado homologado em 20 de maio. Os cinco bolsistas aprovados fizeram pesquisas coordenadas sobre migrações contemporâneas e a integração dos povos latino-americanos pela arte e cultura; literatura para a aproximação inter(trans)cultural em contextos plurilíngues de ensino e aprendizagem de línguas e o papel do Brasil como ator internacional na construção de processos de paz.
Para compor a mesa do evento, foi convidado o pesquisador Vítor Lopes Andrade, doutorando em Antropologia Social na University of Sussex, Inglaterra. Sua palestra será sobre “Refúgio por motivos de orientação sexual e identidade de gênero na Inglaterra”.
PROGRAMAÇÃO
Abertura | Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Rede de Cooperação UNITWIN para integração da América Latina (UNESCO).
Palestra | “Refúgio por motivos de orientação sexual e identidade de gênero na Inglaterra” | Vítor Lopes Andrade, Pesquisador e doutorando em Antropologia Social, University of Sussex, Inglaterra.
Fala expositiva | Professora Catedrática | Profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha, Unesp/Memorial da América Latina.
Apresentação dos resultados das pesquisas dos bolsistas de 2022 | João Gilberto Belvel Fernandes Junior; Brenda Marques Pena; Julia Faria Camargo; Julio Cesar Vieira; e Lia Leite Santos.
Encerramento |
SOBRE OS PALESTRANTES
Elizabete Sanches Rocha
Mestra e Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras pela UNESP, tem pós-doutorado em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona, em Estudos para a Paz. É professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP de Franca, desde 2002, onde ministra aulas para a graduação em Relações Internacionais. Pesquisadora sênior do CBEAL- Fundação Memorial da América Latina.
Vítor Lopes Andrade
Doutorando em Antropologia Social na School of Global Studies da University of Sussex, Inglaterra e pesquisador do Sussex Centre for Migration Research (SCMR/University of Sussex) e do Núcleo de Estudos Linguísticos e Culturais (NELC/CNPq). Ele é, ainda, autor do livro Refúgio por orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo, que foi resultado de uma premiação do ACNUR.
SOBRE OS BOLSISTAS
Brenda Marques Pena
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutoranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Mestre em Literatura e outros sistemas semióticos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, graduada em Comunicação Social, habilitação: Jornalismo com pós-graduação lato-sensu em Jornalismo e Práticas Contemporâneas do UNI-BH. Analista de TV da Fundação Rede Minas Cultural e Educativa, exerce as funções de editora, produtora e repórter de programas televisivos. É membro fundadora do Instituto Imersão Latina, que desenvolve trabalhos culturais, sociais e de comunicação para América Latina. Integra o Comitê Mineiro de Apoio aos Povos Indígenas, o Círculo de Poetas e Narradores do Mercosul, com sede em Rosário, Argentina, a Rede Facción Latina, de ativistas digitais - o FNDC - Fórum Nacional de Democratização da Comunicação.
João Gilberto Belvel Fernandes Júnior
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutorando do Programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Pesquisador membro do Hybris (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos e Socialidades), do NADIR (Núcleo de Antropologia do Direito) e do NED (Núcleo de Estudos Deleuzianos).
Júlia Faria Camargo
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Professora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem interesse em pesquisa e extensão na área de comunicação e deslocamento forçado.
Julio Cesar Vieira
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutorando em História pela UFSC. Licenciado em História pela Universidade da Região de Joinville - Univille, mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - Univille, doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra desde 2020 como estudante o Grupo de Pesquisa Estudos em Circulação de Saberes, Natureza e Agricultura (CANA) da Univille, sob coordenação da Professora Dra. Roberta Barros Meira. Desenvolve pesquisa acerca dos diálogos entre História e Literatura, com ênfase em textos literários que abordam a temática de desastres socioambientais.
Lia Leite Santos
Bolsista da Cátedra Unesco Memorial e doutoranda em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa/Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Literatura Comparada (2019) pela mesma instituição. Defendeu a dissertação "O signo identificante: a dimensão ética do experimentalismo de Julio Cortázar em Rayuela". Hoje pesquisa a produção literária e o pensamento político de Natália Correia, no contexto da ditadura salazarista. É integrante do GELAF, Grupo de Estudos de Literatura de Autoria Feminina da USP.
Serviço:
Seminário de encerramento das Bolsas da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2022
Data: 21 de novembro (segunda-feira), às 14h
Evento presencial
Local: Auditório da Biblioteca Latino-Americana (Av. Mário de Andrade, 664 - acesso pelos portões 2 e 5)
Inscrições: forms.gle/jRpKSPxr4hSVxbAg6
Emissão de certificados aos inscritos.
VEJA TAMBÉM


Publicidade

Seja padrinho de uma criança imigrante neste Natal 2022
Seja padrinho (de brinquedos) de uma criança imigrante ou refugiada neste Natal
Deixe um comentário
Quase lá...