Estudantes e professores vão às ruas de São Paulo contra o novo ensino médio
No dia 26 de abril de 2023, estudantes e professores foram às ruas de São Paulo para protestar contra o Novo Ensino Médio, uma reforma educacional que tem gerado grande controvérsia no país.
O ato se concentrou na Avenida Paulista e reuniu diversas entidades, incluindo o sindicato da categoria, APEOESP, movimentos sociais e organizações políticas.
Uma das pautas centrais do protesto foi o currículo escolar desfigurado no estado de São Paulo, com aulas que incluem temas como "como fazer um brigadeiro" ou "o que rola por aí". Os estudantes estão sendo prejudicados com o novo formato do ensino médio, que reduz o tempo dedicado a disciplinas consideradas fundamentais, como matemática, português, história ou geografia.
Os profissionais da educação também estão sofrendo com as mudanças. Eles estão sendo obrigados a dar aulas em áreas em que não têm formação, além de terem que cumprir sua carga horária em várias escolas. Além disso, os conteúdos considerados tradicionais estão perdendo espaço na grade horária.
Apesar da recente conquista do reajuste do piso nacional do magistério, os funcionários escolares continuam sem um piso próprio. Além disso, o governo federal se recusa a revogar completamente a Reforma do Ensino Médio, o que tem gerado grande revolta entre professores e estudantes em todo o país.
Os profissionais da educação têm se mobilizado em todo o país neste ano de 2023, após quatro anos de repressão política e cortes brutais de verbas. Eles estão lutando para que suas vozes sejam ouvidas e suas condições de trabalho melhorem.
Mensagem de amor e inclusão para crianças imigrantes nas escolas estaduais e municipais de São Paulo
Em meio a esses protestos, o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) enviou uma mensagem de amor e inclusão para as crianças imigrantes bolivianas que fazem parte da rede municipal e estadual de educação em São Paulo. Ele agradeceu às crianças por fazerem parte das escolas e enfatizou que elas são bem-vindas e muito bem recebidas em todos os ambientes educacionais, seja na educação básica ou superior.
A marcha na Avenida Paulista em São Paulo na noite de 26 de abril de 2023 mostrou a força e a determinação dos estudantes e professores em lutar pelos seus direitos e pela qualidade da educação no país. É preciso que as autoridades ouçam suas demandas e busquem soluções para as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação e pelos estudantes em todo o Brasil.
VEJA TAMÉM
Conheça o minicarro elétrico boliviano que promete conquistar o mercado por menos de R$ 40 mil
Uma empresa boliviana desenvolveu um minicarro elétrico de baixo custo que promete conquistar o mercado automotivo. O modelo custa apenas R$ 40 mil (em conversão direta) e pode...
Deixe um comentário
Quase lá...