Entrevista família Estrada Pacheco, creadores da DANÇA DO CAPORAL - 100% Boliviano

Dos criadores LA FAMILIA ESTRADA PACHECO que em 1969 fundaram a Fraternidade Urus del Gran Poder, em 1972 apresentou a dança pela primeira vez na entrada do Gran Poder em La Paz.

Publicado em

A VERDADEIRA E ÚNICA ORIGEM DO CAPORAL 100% BOLIVANO - TESTEMUNHO VIVO

A inspiração foi a chegada de um grupo de negros da comunidade de Tocaña para dançar na cidade de La Paz - Bolívia, hoje conhecida como Saya Afro Boliviana. Víctor Estrada inspirou a dança no personagem principal o "Capo", o "Foreman" que liderava o grupo com seu chicote, devido à sua experiência, ele pede aos seus irmãos Estradas e primos Pachecos que todos dancem como o Capo; Assim nasce a dança do Caporal e depois desenham os seus próprios trajes e passos.

O tio da Estrada Pachecos, Alberto Pacheco Villegas é o empresário artístico que consegue convencer os negros de Tocaña a dançar pela primeira vez em La Paz, suas apresentações nos anos 70 foram um sucesso retumbante, era como se Michael Jackson chegasse para La Paz. La Saya de Los Yungas inspirou a família Estrada Pacheco a criar uma nova dança.

Outras hipóteses ou versões de supostas criações no Peru, é simplesmente distorção e justificativa absurda de apropriação indébita.
Ref: LIVRO CAPORALES 100% BOLIVIAN.

Na atualidade a dança do Caporal tem ultrapassado fronteiras, sendo exposta no Brasil por jovens embaixadores do folclore boliviano. 

Na capital paulista podemos destacar:

• Caporales Ballet Folclórico Boliviano - SP;
• Caporales Kantuta Bolivia;
• Caporales Mi Viejo San Simón;
• Caporales San Simón - Filial São Paulo Brasil;
• Caporales San Simón La Paz.




fonte: Napoleón Gómez Silva

VEJA TAMBÉM
artilheiro_moreno
Fé e Cultura - 197º Aniversário da Independência da Bolívia em São Paulo
Chefões da feirinha da madrugada são presos

Publicidade

Deixe um comentário

Dúvidas? Pergunte aqui.