De pollera y abarcas, mãe é sensação de corrida pedestre em Tarija na Bolívia
Clementina Cruz não usou roupas esportivas para a corrida, ao contrário de seus concorrentes; Ele correu com seu filho e ficou em primeiro lugar.
Por Milenka Rivera
Imagen: Arelio Arce
Tarija / 14 de agosto de 2022
“De pollera e ojotas, blusa e chapéu, minha linda "chapaquita", você é uma campeã. Mamita”, foram as palavras que Aurelio Arce escreveu em suas redes sociais, ao final de uma competição em Chaguaya, Tarija na Bolívia.
A idosa correu com o filho e conquistou o primeiro lugar na categoria Ladies Master B. Mas o que mais chamou a atenção e encheu de orgulho para a população foi que Clementina Cruz não usava roupas esportivas para a corrida, mas sim as roupas típicas de Tarija.
Neste domingo foi realizada a corrida pedstre 15K da seção Padcaya, em homenagem à Virgem de Chaguaya, na qual participaram dezenas de competidores de diferentes comunidades da região.
Momento em que Dona Clementina e Aurélio alcançam a linha de chegada. Foto: Facebook Aurélio Arce
As imagens que mostram a conquista e a identidade da mulher logo viralizaram nas redes sociais, nas quais os usuários destacaram a revalorização da cultura e o uso de roupas tradicionais do local. Ainda no portal do Facebook do Ministério da Cultura e Descolonização, o feito ganhou destaque.
“#Tarija Dias anteriores à festa da Virgem de Chaguaya, no município de Padcaya. #IdentidadYCultura”, destacou a página oficial.
Todo dia 15 de agosto, fiéis e devotos da Virgem de Chaguaya se reúnem no município de Padcaya, em Tarija, para celebrar a festa durante um mês.
fonte: la-razon.com
facebook.com/holaboliviaoficial
VEJA TAMBÉM


Publicidade

Convocatória a eleições da ADRB - Associação de Residentes Bolivianos
As chapas deverão ser inscritas até 20 de agosto de 2022. Seguindo normativas eleitorais previstas no Estatuto e Regulamento Eleitoral da associação boliviana
Deixe um comentário
Quase lá...