Cultura boliviana tem destaque estratégica na inserção da migração mais jovem e numerosa do Brasil
O projeto de promoção da cultura boliviana na rede pública de ensino começou em 2009, com metodologia própria tem como eixo de equilíbrio a campanha "EU AMO BOLÍVIA", criada pelo portal de notícias "BOLÍVIA CULTURAL" o projeto não tem patrocínio nem apoio.
Durante a pandemia da Covid-19, o trabalho de promoção da cultura boliviana nas escolas adentrou o ambiente virtual, proporcionando uma maior aproximação entre estudantes e professores com a cultura boliviana.
A campanha permanente, tanto presencial quanto à distância, tem conquistado resultados positivos junto aos alunos e corpo docente, com uma demanda constante ao longo do ano letivo, além de servir como fonte de informação para inúmeros centros educativos no Brasil.
Dentro desse contexto, como parte do Projeto Interdisciplinar América Latina, os alunos dos 8ºs anos tiveram a oportunidade de receber a visita do boliviano Antonio Andrade Vargas durante uma aula de Espanhol. Antonio é publicitário e criador da rede de comunicação Planeta América Latina, sendo o principal produto de sua rede o portal de notícias Bolívia Cultural, que já foi premiado e reconhecido em âmbito nacional e internacional.
Durante o encontro virtual, os alunos puderam dialogar com Antonio e conhecer sua experiência pessoal como migrante, colocando em prática os questionamentos que surgiram a partir dos estudos sobre fluxos migratórios. Eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas a Antonio, como por exemplo: "Você já sofreu discriminação por ser imigrante?", "Foi difícil se adaptar?", "O que você trouxe consigo da sua cultura?", "O que você sente falta do seu país?". Essas perguntas permitiram aos alunos uma maior compreensão da vivência de Antonio e a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre migração e interculturalidade.
As professoras Mayte Tovar, Natália Guidetti e Ana Helena Grimaldi, envolvidas no projeto, destacaram a alegria e o carisma de Antonio durante a sua participação a distância, que proporcionaram momentos de emoção e beleza. Especialmente quando Antonio compartilhou sua experiência pessoal como migrante, abordou aspectos importantes da cultura boliviana e ressaltou a profunda conexão física e espiritual do povo boliviano com a majestosa Cordilheira dos Andes. Essa troca de experiências e conhecimentos contribuiu para enriquecer o aprendizado dos alunos e fortalecer o vínculo com a cultura boliviana, despertando uma maior apreciação e respeito pela diversidade cultural presente na América Latina.
Graças a campanha permanente de "PROMOÇÃO DA CULTURA BOLIVIANA" milhares de crianças brasileiras têm aprendido a gostar e valorizar uma das culturas mais antigas do mundo.
A campanha "EU AMO BOLÍVIA" tem ocupado seu espaço em centros educativos nos estados de: SP, RJ, PA, DF, MG e RS.
• 168 Escolas públicas
6.720 estudantes;
• 45 Colégios privados
1.800 estudantes;
• 19 Faculdades
5.700 estudantes;
• 6 Congressos regionais de educação
5.800 docentes.
Em doze anos de trajetória a campanha "EU AMO BOLÍVIA" tem conquistado mais de 20.000 crianças, adolescentes, jovens e professores que tiveram a oportunidade de conhecer uma das culturas mais belas do mundo.
Instituições de ensino que desejarem receber a palestra presencial ou a distância "EU AMO BOLÍVIA Um Olhar Em Movimento de Uma Cultura Viva" podem solicitar agendamento:
e-mail: contato@boliviacultural.com.bR
Empresas ou pessoas físicas que desejarem apoiar ou patrocinar o projeto "EU AMO BOLÍVIA" podem entrar em contato:
antonio@boliviacultural.com.br
WhatsApp: (5511) 99886-7690
VEJA TAMÉM
Marcelo Moreno marca e dá empate à Bolívia contra o Chile nas Eliminatórias
Chilenos dominam, mas ficam na igualdade e não entram no G4
Memorial da América Latina lança edital para bolsas de pesquisa sobre refúgio
Inscrições para o processo seletivo podem ser feitas de 9 de junho a 8 de julho, por e-mail
Deixe um comentário
Quase lá...