Artesanato: O legado histórico das comunidades vivas da Bolívia
A Bolívia é um país multicultural, por isso possui uma variedade imensa de artesanatos típicos, tendo destaque os belos tecidos e cerâmicas funcionais ou decorativas.
Têxteis e cerâmicas têm origens pré-hispânicas. De fato, finos tecidos cerimoniais e cerâmicas foram encontrados nas "chullpas" (tumbas dos antigos povos indígenas andinos de milênios atrás), os "aguayos" que cobrem as múmias são tecidos feitos com lã de camelídeos, finamente fiados e tingidos com corantes naturais, uma técnica que ainda se mantém, mas o fio especial já se perdeu. Cerâmicas funcionais e cerimoniais com desenhos da cultura pré-hispânica como a "Tiwanacota" também foram encontradas nas "chullpas".
Ronaldinho é homenageado e veste trajes típicos na Bolívia - La Paz, na Bolívia.| Foto: EFE
Homenagem aconteceu um dia antes do jogo do Atlético-MG que enfrentou o The Stronges pela Libertadores em 2013.
Esses dois ofícios evoluíram ao longo do tempo, mas ainda são amplamente utilizados pelos indígenas e mestiços bolivianos da zona andina e do vale. Atualmente, os têxteis mudaram de lhama ou lã de ovelha para acrílico por serem mais práticos, mas a simbologia continua a mesma.
Estes tecidos são feitos em teares rústicos, inteiramente feitos à mão, você pode ver o esplêndido trabalho em “chuspas” (saquinhos para transportas as folhas de coca), “aguayos” (tecidos para carregar objetos e também aos bebês), ponchos e faixas. A cerâmica também é amplamente utilizada hoje, especialmente nas áreas rurais, onde ainda se usa toda a louça de cerâmica rústica, cozida com esterco de lhama como na pré-hispânica. Nas cidades já se vê o uso de peças queimadas em fornos elétricos, mas o barro continua sendo parte fundamental da cultura, essas peças são modeladas à mão e pintadas com ocres ou esmaltes.
O visitante pode ver o tecido e os corantes naturais em nossas "chuspas" e manteis de mesa feitos à mão pelos indígenas que mantêm viva sua cultura.
Criança veste pendurado no pescoço uma "Chuspa"
Os ceramistas bolivianos de hoje têm lindos produtos cheios de cor. Poder ter acesso a esmaltes coloridos foi uma grande descoberta para eles e uma esplêndida oportunidade de refletir sua história e sentimentos, por isso a cerâmica tradicional atual na Bolívia tem cores vivas. Ambos os tipos de cerâmica, a tradicional antiga como Tiwanacota e a atual cheia de brilho, podem ser encontradas em toda a Bolívia.
Vajillas Artesanales Huayculi - facebook
VEJA TAMBÉM
Publicidade
CHULLPAS de Wayllani, Condor Amaya y Cultani: Documentário produzido na Bolívia
“CHULPAS” - O mito do 'cch'amaqa pacha' conta que os ancestrais atravessam o espaço subterrâneo, para emergir à luz através de seus respectivos pontos de origem.
Deixe um comentário
Quase lá...