A Salteña boliviana
É um tipo de pastel assado originário da Bolívia, onde se consome principalmente pela manhã, sendo vendida e consumida em praças e ruas.
Este produto se caracteriza por ser muito acessível: seu preço na Bolívia por unidade é de cerca de 40 centavos de dólar, mas podem-se encontrar também saltenhas a 15 centavos. Muito popular também no Centro-Oeste do Brasil, principalmente na cidade de Corumbá.
História
Nas obras de Antonio Paredes Candia (historiador e escritor), é possível ler que, no início do século XX, a senhora Juana Manuela Gorriti, que mais tarde se tornaria esposa do presidente Manuel Isidoro Belzu, nascida na cidade argentina de Salta, teve de fugir para o exílio com a sua família, durante a ditadura de Juan Manuel de Rosas. Deixou todos os seus bens para trás e instalou-se em Tarija, na Bolívia. Durante muitos anos, a família Gorriti foi marcada por uma pobreza extrema. O desespero levou a família a começar a preparar uns pastéis que designava como "empanadas caldosas", que eram típicas de algumas cidades europeias, na época.
A venda destes pastéis tornou-os muito populares, ao mesmo tempo que Manuela foi apelidada de "a saltenha", devido à sua cidade de origem. Os pastéis foram lentamente ganhando popularidade em Tarija, tendo acabado por se converter numa tradição. Paredes Candia menciona que era comum dizerem às crianças: "vai buscar uma empanada da saltenha". Com o passar do tempo, o nome de Manuela Gorriti foi esquecido, mas não a alcunha, razão pela qual a iguaria continua a ter o nome de saltenha.
Hoje em dia, é possível encontrar este produto num grande número de locais de venda em toda a Bolívia. A sua aceitação tem sido tão boa que chegou mesmo ao mercado internacional.
Existem muitas variedades de saltenhas, dependendo do recheio, mas mantêm todas um estilo e uma massa comuns. Veja a seguir como pode ser preparada em casa para o deleite da familia.
Saltenha de frango
Ingredientes
500g de farinha de trigo
160g de manteiga
20g de açúcar
5g de sal
10g de colorau
240ml de água morna
Recheio
200g de peito de frango cozido temperado e desfiado
Caldo do cozimento do frango
100g de cebola picada
150g de batata picada em cubinhos
50g de açúcar
75g de azeite
100g de ervilhas
50g de salsinha
5g de orégano
80g de uvas passas
100g de azeitonas pequenas
10g de colorau
Sal e temperos a gosto
Modo de preparo
Massa
Em uma panela, derreta a manteiga junto com o colorau e deixe amornar.
A seguir, adicione parte da farinha, misture bem e deixe descansar por 1 hora.
Após este descanso, adicione o sal, o açúcar, a água e o restante da farinha, fazendo uma massa bem firme e lisa.
Corte as bolinhas de 20 a 30 gamas cada, embole-as, unte-as com manteiga e coloque-as nas assadeiras.
Cubra-as com um plástico e espere o descanso de 1 hora.
Abra a massa, corte e recheie.
Pincele com ovo e leve para assar.
Recheio
Numa panela, aqueça o azeite e adicione o colorau, as cebolas e deixe fritar.
A seguir junte o açúcar, o caldo de frango e o restante dos Ingredientes, exceto o peito de frango desfiado e as azeitonas que serão acrescentados separadamente em cada saltenha.
Levar ao forno a 300grados C-572F por 10 a 12 minutos.
Onde experimentar em São Paulo
Salteñas Los Caporales - www.loscaporales.com.br
Comunidade boliviana socorre vítimas de incêndio em São Paulo
Comunidade boliviana organiza ajuda a 40 famílias de imigrantes bolivianos que tem perdido absolutamente todo. 120 crianças suportando o frio, fome, e falta de um teto próprio.
1 Comentários
Eu sou apaixonada pelas salteñas do http://www.saltasetapas.com.br/# sem dúvidas a melhor de SP!
Deixe um comentário
Quase lá...